Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Como Identificar Um Boleto Falso: Dicas Para Se Proteger De Golpes

Lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de evitar ser vítima de golpes.

No mundo digital atual, onde transações financeiras são frequentemente realizadas pela internet, é fundamental estar ciente dos riscos envolvidos e saber como se proteger de golpes financeiros.

Um dos métodos comuns utilizados pelos golpistas é a criação de boletos falsos, que podem enganar os consumidores desavisados e levá-los a efetuar pagamentos indevidos.

Identificar um boleto falso pode ser um desafio, mas existem medidas que você pode adotar para se proteger.

No entanto, existem algumas dicas e práticas que você pode adotar para ajudar a identificar um boleto falso. Aqui estão algumas delas:

Verifique o código de barras e a linha digitável

Analise cuidadosamente o código de barras do boleto. Os números devem estar bem impressos, sem falhas ou borrões. Se houver alguma irregularidade, isso pode indicar que o boleto é falso.

Dica: Para saber os códigos corretos, acesse a ferramenta Busca Banco, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Outra medida importante para identificar a autenticidade de um boleto é verificar os números finais do código de barras.

Esses dígitos representam exatamente o valor do boleto a ser pago. Por exemplo, se o valor da cobrança é de R$ 29,99, os últimos dígitos do código serão 2999.

Confira a linha digitável do boleto, que contém os números para pagamento. Qualquer discrepância nessa sequência numérica pode ser um sinal de um boleto falso.

Desconfie de erros gramaticais e ortográficos: Muitos boletos falsos apresentam erros gramaticais ou ortográficos. Preste atenção a esses detalhes e, se encontrar algum, desconfie da autenticidade do boleto.

Pesquise o beneficiário

Verifique se os dados do beneficiário, como o nome e o CNPJ ou CPF, estão corretos e correspondem aos dados da empresa ou instituição que emitiu o boleto.

Você pode fazer uma pesquisa na internet para confirmar a legitimidade dessas informações.

Faça uma pesquisa na internet sobre a empresa ou instituição que emitiu o boleto. Verifique se há informações sobre possíveis golpes ou alertas de boletos falsos associados a essa organização.

Se encontrar algum aviso, entre em contato com a empresa para verificar a veracidade do boleto.

Utilize canais de comunicação oficiais e Compare o layout com outros boletos

Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de um boleto, entre em contato com a empresa ou instituição através de canais oficiais de atendimento ao cliente.

Evite usar os contatos fornecidos no próprio boleto, pois eles podem redirecionar você para golpistas.

Compare o layout do boleto suspeito com boletos autênticos da mesma instituição. Procure por diferenças óbvias em termos de fontes, alinhamento, logotipos e formatação geral. Se algo parecer fora do comum, desconfie.

Tenha cuidado com prazos e cobranças inesperadas

Fique atento a boletos com prazos de pagamento muito curtos ou cobranças inesperadas. Golpistas muitas vezes criam uma sensação de urgência para induzir as pessoas a pagarem sem questionar.

Se você está aguardando a chegada de um boleto, é importante estar atento ao canal pelo qual essa cobrança será realizada.

Infelizmente, muitos golpistas se aproveitam de canais como WhatsApp, SMS, e-mail e até redes sociais para enviar boletos falsos.

Antes de tomar qualquer ação, verifique se a pessoa ou empresa informou o canal correto para o envio desse boleto.