Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Digital skills: as habilidades profissionais mais requisitadas nas empresas

Um estudo da Burning Glass for Capital One aponta que 82% dos empregos de média qualificação exigem habilidades digitais

Um estudo da Burning Glass for Capital One aponta que 82% dos empregos de média qualificação exigem habilidades digitais. Em paralelo, o Fórum Econômico Mundial estimou que 133 milhões de funções virtuais foram criadas até recentemente, como resultado da nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Como consequência, atualmente, o profissional do mercado de trabalho precisa apresentar habilidades de base digital para atender às demandas de diferentes setores e empresas.

Pensando nisso, a SoftExpert, empresa de otimização de processos, compliance e inovação, citou 6 das mais importantes:

  1. Resolução de problemas:

Além de ser capaz de encontrar soluções para problemas utilizando FAQs, tutoriais ou chat, o profissional precisa estar apto a apresentar soluções por meio de software e melhorar a produtividade. Ademais, a mentalidade de resolução de problemas é uma habilidade imprescindível no ambiente de trabalho digital.

  1. Análise de dados:

As tecnologias que permeiam o cotidiano do trabalho são construídas com base em dados. Cada vez mais, é essencial entender o que esses dados significam, qual a importância e como podem ser traduzidos em ideias e ações. Nos negócios, ainda são importantes para comunicar ideias, construir estratégias e analisar resultados de decisões tomadas.

  1. Otimização de processos:

“Saber utilizar a tecnologia a seu favor é entender quais práticas podem ser otimizadas e implementar softwares e ferramentas para fazerem o que era feito manualmente e focar o tempo dos seres humanos em tarefas mais estratégicas e complexas”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

  1. Segurança da informação:

A proteção contra ciberataques precisa ser preocupação de muitas empresas incluídas no cenário digital. Antivírus e outras tecnologias não são suficientes se os seus funcionários não souberem se comportar no ambiente digital de forma segura. Por isso, é essencial que saibam identificar potenciais ameaças de roubo de informações, em que plataformas podem navegar, como proteger senhas, como identificar informações falsas e que softwares e meios de comunicação devem usar dependendo do nível de sensibilidade da informação com a qual trabalham.

  1. Conhecimento em inteligência artificial:

Com a utilização da IA generativa, saber dar comandos e fazer perguntas tornou- se uma competência importante. Saber usar as funcionalidades da IA em tarefas operacionais e em união com outros sistemas é fundamental para tornar mais eficiente a implementação dessa tecnologia.

  1. Liderança digital:

A liderança digital é um modelo que atende às tendências do mercado de trabalho em ambiente online. O ponto essencial é o uso de tecnologia para planejar e executar toda a gestão de pessoas.

Além disso, as relações de trabalho devem ser mais flexíveis, mais criativas e menos engessadas. Nesse ponto, é importante lembrar que a habilidade de liderança não é exclusiva de quem ocupa cargos de liderança. É imprescindível aprender a gerenciar projetos e serem líderes de si mesmas para trabalhar em prol da transformação digital.