Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

8 Dicas valiosas para o empreendedor ter foco no dia a dia

Realizar um objetivo pode ser um trabalho árduo. Mas mesmo que um projeto seja algo pelo qual você é apaixonado e deseja ser concluído, distrações como mídias sociais, dúvidas e outras tarefas podem tornar quase impossível se concentrar nele.

Realizar um objetivo pode ser um trabalho árduo. Mas mesmo que um projeto seja algo pelo qual você é apaixonado e deseja ser concluído, distrações como mídias sociais, dúvidas e outras tarefas podem tornar quase impossível se concentrar nele. Não se preocupe, certas precauções são mais simples do que parece, basta rever hábitos e interiorizar pequenos processos.

Confira estes oito passos para ajudá-lo a priorizar e limpar sua mente.

1. Pare com as multitarefas

Em vez de tentar fazer um “zilhão” de coisas ao mesmo tempo, pare onde está e resolva uma tarefa de cada vez. E, embora sua inclinação seja começar o dia com um trabalho árduo - como checar e-mails - e depois passar para as coisas mais difíceis, você deve tentar fazer o seu cérebro se mexer desafiando-se com um esforço maior e mais criativo em primeiro lugar. Isso é mais que priorizar tarefas! O segredo são ações eficazes, bem feitas, qualitativas e não quantitativas.

2. Revisões diárias

Uma boa maneira de se manter responsável quando se trata de aquietar-ser ao barulho de seu redor é parar tudo e definir uns trinta minutos do seu dia ou talvez uma hora - para checar o seu principal negócio, seu alvo, ou seja aquilo que lhe deixa feliz. É um momento de validar o presente, mensurar de forma bem realista o futuro e olhar para o passado como um mestre. Este hábito se cultivado lhe dará uma potencial consistência e domínio do seu projeto.

3. Caminhadas diariamente

Você não pode se concentrar se você está preso dentro e olhando para uma tela durante todo o dia. Desligue o computador e o telefone e faça uma caminhada de 20 minutos ao menos. O ar fresco e o movimento vão limpar a sua cabeça. Certifique-se também de que está bebendo bastante água e descansando o suficiente.

4. Use a tecnologia a seu favor

Bloqueadores de conteúdos irrelevantes, avisos e alertas automáticos desnecessários poderá ser configurado para ocultá-los, a exemplo de grupos de whatsapp ou e-mails usados como processo produtivo de assuntos e tarefas, tudo poderá ser visto de tempo em tempo a fim de manter-se presente no seu propósito.

5. Defina a tua postura com autoridade sobre mensagerias

Seja profissional, use o whatsapp como ferramenta de trabalho e assuntos objetivos, com uma ótima escrita ou em caso de áudio sendo direto, fazendo isso com certeza os interlocutores compreenderão que você não aceita os “mimis e nhê nhê nhê”.

Jamais use chavões do tipo: Como vai? Tudo bem? E, para não virar uma matéria explicativa de repreensão dessas perguntas irrelevantes e costumeiras, pois o interlocutor com certeza não está nem preparado para respostas como: Estou péssimo! Estou cansado! Estou de mau com a vida hoje! Então, simplesmente passe por cima e vá direto ao ponto de forma respeitosa e clara.

6. Meditar

Desenvolver a yoga ou meditação. Inclusive, use um dispositivo que produza impulsos elétricos para ajudar seu cérebro a diminuir o estresse, como sons relaxantes, zen, flauta, sinos tibetanos e sons da natureza, pois isso faz com que você tenha foco inconscientemente no seu trabalho.

7. Simplifique sua comunicação

Se você achar que todo o seu foco é treinado para fazer com que sua caixa de entrada seja reduzida a zero, pense em como você pode se livrar de um emaranhado implacável de e-mails e conteúdos excessivos. Peça a si e aos seus para pensarem se esta conversa seria mais eficaz através de e-mail, por telefone ou pessoalmente. Levar cinco minutos para chegar ao espaço de trabalho de outra pessoa poupará o tempo e a energia investidos em uma cadeia de e-mails redundante e esclarecerá como você deseja atacar um problema mais rapidamente.

8. Defina um local para concentração nas tarefas

Tenha um ponto ideal onde exista concentração e as ideias fluam consigo mesmo, e, neste momento coloque o celular no modo silencioso e outros acessórios eletrônicos sem avisos. Por incrível que pareça mais de 95% de desperdício da concentração de trabalho e foco está em notificações digitais, mesmo as necessárias.

Outras consequências acerca do foco:

Um alerta aos empreendedores de multi-negócios e multi-projetos, o famoso empreendedor “serial killer”, cuidado, você é uma só estrutura humana e precisa canalizar conhecimento e energia, buscar informações específicas daquele setor, pois se entrar em diversos nichos com certeza chegará um momento que estará em exaustão por excessos de demandas e a falta de concentração no mesmo assunto, pois quem quer fazer e ter muito pode não fazer nada bem feito e ficar sem nada.

Tenha foco, e, quando eu digo foco são nas ações, funções, tarefas totalmente voltadas para um negócio específico, com finalidade de ser expert no assunto, muito conhecedor ou seja uma sumidade no setor, isso sim trará sucesso com relevância e maestria.

Bom trabalho e grande abraço.