Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Aumento do spam no Brasil pode chegar a 400%

A praga do spam pode aumentar em 400% no Brasil e os fornecedores de tecnologia enxergam nisso uma brecha para entrar nas grandes corporações.

Fonte: PC MagazineTags: spam

Fernando Souza Filho

A praga do spam pode aumentar em 400% no Brasil e os fornecedores de tecnologia enxergam nisso uma brecha para entrar nas grandes corporações.

Só no primeiro semestre deste ano, a quantidade de spams já é quase igual ao total de 2008, segundo o CERT, grupo de resposta a incidentes de segurança para a internet brasileira, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Foram 218 mil notificações de spam até agora em 2009, contra 222 mil de todo o ano de 2008.

O quadro inspirou empresas como a Armada Info, de São Paulo, que se aliou à desenvolvedora Nettion Information Security Software, de Fortaleza, para fornecer o Nettion E-mail Filter para que médias e grandes empresas possam controlar o tráfico de mensagens pela internet.

Entre os vários recursos da solução desenvolvida, destaque para a filtragem de anexos, verificação de infecção de vírus nas mensagens recebidas e enviadas e análise de conteúdo das mensagens. A solução é voltada a médias e grandes empresas, mas as pequenas que têm grande fluxo de e-mails e utilize servidores para este fim, podem adotar para completa segurança.

Outro filtro interessante é o DoS (Denial Of Service), contra ataques de negação de serviços, que diminui o risco de indisponibilidade dos serviços de e-mails. Já a análise de IP faz a verificação de hosts confiáveis e autorizados, e evita o uso dos serviços de e-mails por usuários não autorizados.

O DNS Reverso realiza a verificação, em tempo real, da legitimidade do servidor de origem e bloqueia remetentes não confiáveis. O recurso SPF oferece tecnologia capaz de verificar a autenticidade do servidor de origem, através de consultas ao servidor DNS do domínio de origem.
A opção RBL reduz consideravelmente o volume de spams e o consumo excessivo de banda, através de consulta em tempo real de IPs bloqueados em listas públicas e locais.